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Como Eliminar seus Problemas de Trabalho em Equipe (e 1 bônus)

trabalho em equipe

Conheça as 4 fases do trabalho em equipe e saiba como elas podem ajudar você a resolver problemas de relacionamento com lideranças e colegas. Saiba mais…

É comum as pessoas terem experiências negativas de trabalho em equipe em algum momento das suas jornadas profissionais.

Não importa se você está iniciando a sua carreira ou se já é um veterano no mercado.

É certo que você teve, está tendo, ou terá problemas com o chefe ou dificuldades de trabalho com algum colega.

Em geral, diante dessas situações, os profissionais costumam culpar os chefes ou os colegas. E esquecem de avaliar a si mesmos.

Mas será que você não tem uma parcela de responsabilidade pelos problemas que enfrentamos no dia a dia?

Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em saber mais sobre trabalho em equipe, não é mesmo?

Então me diga: quais das reclamações abaixo você tem feito recentemente?

  • Seu chefe/colega nunca tem tempo para você;
  • Seu chefe/colega deixa o time sem direção;
  • Seu chefe/colega é expansivo demais;
  • Seu chefe/colega falha na análise dos objetivos;
  • Seu chefe/colega não entende de motivação de pessoas;
  • Seu chefe/colega não dá o exemplo;
  • Seu chefe/colega centraliza todas as decisões;
  • Seu chefe/colega não compreende o seu trabalho.

Se você se identificou com as reclamações acima, com certeza você está precisando saber mais sobre trabalho em equipe.

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E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo.

Todo o grupo de pessoas que trabalha em um mesmo projeto passa por um processo de construção de time.

Esse processo é natural e inevitável.

Porém, se você tiver conhecimento da existência dele, é possível acelerar etapas.

Por isso, continue a leitura e conheça as dicas para resolver os problemas com o chefe ou colegas de trabalho!

Para começar, em qual estágio da construção de times você está?

Etapas da construção de time de Tuckman:

Trabalho em equipe - Modelo_de_Tuckman
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_Tuckman

Ao longo desse processo de construção de times, existe uma etapa em que é natural o surgimento de problemas de relacionamento.

E é nesse momento que o líderes ou os membros do time podem agir para encurtar a permanência do time nessa fase.

Será que você não está simplesmente passando por uma das etapas do processo de construção de times?

Vamos descobrir!

Ciclo de construção de times

1. Formar

trabalho em equipe - orloski coaching

Nessa etapa, os processos não estão bem definidos e, em geral, os membros não têm clareza sobre os seus papéis.

Aqui, os líderes precisam centralizar mais decisões e clarificar as funções de cada membro.

Nessa etapa, os membros do time costumam estar ansiosos e empolgados.

Apesar disso, algumas reclamações já começam a surgir, como:

  • Meu chefe não delega atividades;

E isso é natural, visto que a etapa inicial exige que o chefe esteja mais presente e oriente com mais detalhes as atividades dos colaboradores.

Tenha consciência de que o seu chefe também está começando um novo projeto, e precisa garantir que tudo seja feito da melhor maneira.

  • Meus colegas não sabem o que estão fazendo:

Tudo bem… O time ainda está se conhecendo e os membros estão se familiarizando com as atividades.

Esforce-se para contribuir na construção das atividades individuais de cada função, o que é crucial para avançar para a próxima etapa e desenvolver seu trabalho em equipe.

  • Não tenho clareza sobre o meu papel no time:

O seu papel ficará mais evidente com o tempo.

Nesse momento, o importante é se mostrar aberto e comprar a ideia do projeto.

  • Não confio no meu chefe e nos meus colegas de trabalho:

A confiança não nasce de um dia para o outro, e é natural que no início as pessoas não confiem umas nas outras.

Mas se você não der o primeiro passo para estabelecer vínculos de confiança, seu time não conseguirá avançar para a próxima fase.

  • Não conheço o impacto do meu trabalho:

Você ainda não enxerga o impacto das suas ações no negócio da empresa como um todo.

Isso ocorre porque você ainda não tem claro quais são as suas atribuições no time.

Esforce-se para clarificar suas funções e será possível analisar o seu impacto nos objetivos estratégicos do negócio.

2. Confrontar

trabalho em equipe - orloski coaching

Passado o momento inicial da formação de time, é comum as equipes entrarem em um período de dificuldades.

Nesse momento, todos se conhecem e sabem como cada integrante reage às diferentes situações.


Porém, muitos não concordam ou não gostam da maneira de trabalho dos outros. O trabalho em equipe aqui fica um pouco comprometido.

Se você está enfrentando problemas com o seu chefe, é muito provável que o seu time esteja nessa fase.

Isso porque é na fase de confronto que surgem as maiores (e as principais) dificuldades com os chefes e com os colegas.

Essa fase costuma ser a mais longa.

Em geral, os integrantes do time não se dão conta do quão nocivo é permanecer na fase de confronto, e por isso não se esforçam para sair dela.

Ainda, poucos líderes estão preparados para conduzir seus times para a próxima fase.

E acabam enfrentando sérios problemas de relacionamento com seus colaboradores.


Você está ajudando o seu líder a tirar o time dessa fase ou está apenas reclamando?


As reclamações mais comuns nessa fase são:

  • Meus colegas estão fazendo intrigas:

Você já se perguntou a origem dessas intrigas?

Na fase de confronto as pessoas ainda estão definindo as suas responsabilidades, e por isso surgem as intrigas.

É provável que em algum momento você tenha “invadido” o trabalho do seu colega, já que as delimitações ainda não estão claras.

Ou talvez você se sinta ignorado porque um colega não respondeu ao seu e-mail rapidamente.

Você já parou para pensar que o rápido para você pode ser diferente do rápido para o seu colega?

Como as regras de convivência e as delimitações das funções não estão claras, é preciso relevar e se colocar no lugar do outro.

  • Meu chefe favorece algumas pessoas:

Nem tudo é o que parece.

Na fase de confronto, os líderes estão tentando manter os seus funcionários motivados enquanto precisam se preocupar em delimitar as funções de cada um.

E é por isso que, aparentemente, o seu chefe pode estar dando mais atenção para algumas pessoas.

Isso porque as pessoas são diferentes umas das outras, e algumas precisam de mais esforços para se manterem motivadas.

Seja paciente com a situação.

Se você está se sentindo desfavorecido, talvez deva clarificar para o seu chefe que precisa de um pouco mais de atenção.

Mas não se compare aos seus colegas.

Esforce-se para ajudar o seu time a sair da fase de confronto ao sugerir comportamentos e padrões mais eficientes de trabalho. Exercite seu trabalho em equipe!

  • Eu não tenho voz no time:

Eventualmente, você pode sentir como se o seu chefe ou colegas estivessem ignorando o que você diz.

Mas isso pode ser resultado dos seus comportamentos, que acabam influenciando na maneira como as outras pessoas recebem suas opiniões.

Você tem se mostrado aberto a contribuir com os outros?

Tem escutado o que os outros tem a dizer?

Estar aberto ao que os outros tem a dizer é pré-requisito para que os outros estejam abertos quando você quiser se expressar.

  • Estou bastante desmotivado:

A desmotivação é resultado dos longos períodos de permanência na fase de confronto.

Quando mais o time permanece nessa fase, mais difícil será para sair dela.

Isso porque as relações vão sendo prejudicadas de forma permanente quando expostas a conflitos constantes.

Por isso, o interessante é que você se mostre alguém interessado em contribuir para o avanço do time, e não alguém que só emite opiniões negativas.

3. Normatizar

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Os poucos times que conseguem sair do período de confronto experienciam a fase de normatização.

Nela, o time passa a ter claro quais são as regras e comportamentos esperados dos seus membros.

Nesse momento, todos os membros do time sabem qual o seu papel e o que esperar dos outros.

E isso conduz o time todo à confiança, fundamental para que o time comece a performar e realizar o trabalho em equipe como deve.

Nessa fase, praticamente não existem reclamações.

Isso porque quando surge um problema, os colaboradores e o líder rapidamente resolvem a dificuldade.

E isso conduz todos a uma última fase do ciclo de formação de times.

4. Performar

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Já pensou nos benefícios que você e seu time poderiam experienciar se você fosse capaz de resolver as dificuldades que enfrenta com o seu chefe?

A última fase é aquela em que o time está atingindo os seus objetivos.

Nela, os membros do time possuem uma dinâmica única de trabalho, e agem com autonomia, eficiência e confiança.

Essa é a fase que todos querem estar, porém poucos conseguem.

Isso ocorre porque é preciso muito conhecimento em inteligência emocional, relacionamento pessoal e trabalho em equipe para chegar e permanecer nessa fase.

E, por fim,

O ciclo nunca termina.

Toda vez que algum membro deixa o time ou quando entra um novo integrante, o time todo volta para a fase de formação.

Por isso, mesmo times antigos podem se encontrar em fases iniciais, caso tenham passado por alguma mudança recente.

Se você está trabalhando em um time que se encontra na fase de formação ou de confronto, esse é o momento para rever sua postura.

Você é o único capaz de mudar os seus comportamentos.

Por isso, culpar seus colegas ou o seu time pelos problemas enfrentados não é a melhor solução.

Experimente praticar as dicas desse artigo e você verá a melhora no relacionamento entre a sua equipe.

Bônus (ferramentas para seu trabalho em equipe):

Aqui estão algumas ferramentas interessantes para acelerar a transição do seu time para a próxima fase do ciclo.

Se você é o líder e está enfrentando problemas com um liderado, planeje-se para aplicar essas ferramentas no seu time.

Já se você é um liderado e está tendo problemas com seu chefe, sugira a aplicação dessas ferramentas para ele.

Acelerar a saída da fase de construção:

Reunião do líder com todos os membros, em algum lugar sossegado e fora do dia-a-dia do escritório.

Você pode incluir na agenda:

  • Apresentação dos membros (histórias de vida);
  • Apresentação dos sonhos e metas dos membros (profissionais e pessoais);
  • Estabelecer objetivos do time;
  • Estabelecer metas do time;
  • Estabelecer organograma do time;
  • Estabelecer reuniões periódicas do time;

Acelerar a saída da fase de confronto:

Reunião do líder com todos os membros ou reuniões do líder individualmente com cada membro, conforme a necessidade.

Você pode incluir na agenda:

  • Treinamentos (como dar e receber feedbacks, como ser mais produtivo etc.);
  • Clarificar as funções de cada um (descrição das atividades);
  • Reuniões de áreas relacionadas (encontros entre 2 ou mais funcionários cujas funções se cruzam ou se complementam).;
  • Sessões de feedback;
  • Sessões de avaliações e autoavaliações;
  • Definir as regras e comportamentos de trabalho do time;
  • Clarificar os objetivos do time e individuais de cada membro;
  • Estimular o estabelecimento de vínculos de confiança;

Um abraço.

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