Descubra o que é clima organizacional e como 5 elementos de fácil implementação podem ajudar você a construir uma ótima empresa para se trabalhar.
Você sente que a sua empresa está enfrentando rotatividade, atritos em equipes, desalinhamentos com os valores da organização entre outros problemas?
Informação é poder. E o clima organizacional é uma das melhores fontes de informação sobre os mais variados aspectos organizacionais.
Ele é o primeiro passo para os departamentos de RH que desejam construir um ambiente de trabalho saudável e produtivo na sua organização.
Isso porque o clima organizacional é uma das características mais importantes das melhores empresas para se trabalhar.
Mas o que é clima organizacional?
Não existe um conceito único sobre o que é clima organizacional, mas os pesquisadores costumam defini-lo como o grau em que uma organização apresenta os aspectos abaixo:
- Inovação;
- Flexibilidade;
- Apreciação e reconhecimento;
- Preocupação com o bem-estar dos funcionários;
- Aprendizado e desenvolvimento;
- Cidadania e ética;
- Desempenho;
- Envolvimento e capacitação;
- Liderança;
O clima organizacional é influenciado por diferentes práticas de RH, e é um excelente preditor do sucesso de uma organização.
Muitos estudos já encontraram relações positivas entre climas organizacionais positivos e várias medidas de sucesso organizacional, tais como vendas, retenção de pessoal, produtividade, satisfação do cliente e rentabilidade.
Um estudo de Denison, por exemplo, descobriu que um clima organizacional que incentiva o envolvimento dos funcionários e o empoderamento na tomada de decisões conduzem ao sucesso financeiro da organização.
Em outro estudo, Schneider descobriu que um clima positivo em empresas de serviços melhoram a satisfação do cliente.
Já Patterson, Warr e West investigaram empresas de fabricação, e descobriram que as organizações que enfatizavam um clima organizacional positivo, especificamente preocupado com o bem-estar, a flexibilidade, a aprendizagem e o desempenho dos funcionários, apresentaram maior produtividade que as que não enfatizaram aspectos.
Ou seja, o clima organizacional influencia claramente o sucesso de uma organização.
Apesar disso, muitas organizações não estão preocupadas em cultivar o clima de que precisam para ter sucesso e manter seus funcionários mais efetivos.
E agora que você já sabe o que é clima organizacional, vamos falar sobre as medidas e os elementos que você pode utilizar para construir um clima mais positivo.
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Quais as medidas para construir um clima organizacional mais positivo?
Independente do tamanho ou o mercado da sua organização, você pode tomar medidas para construir um clima mais positivo e centrado nos empregados.
Para isso, nós separamos algumas reflexões para ajudar você a identificar as medidas que precisam ser tomadas para melhorar o clima na sua empresa, e assim fica muito mais fácil entender o que é clima organizacional:
- Comunicação: com que frequência e através de quais meios a sua organização se comunica com seus empregados?
- Valores: quais são os princípios orientadores da organização e quais oportunidades são dadas aos funcionários para influenciar e modelar esses princípios?
- Expectativas: as expectativas da companhia sobre comportamentos, objetivos e metas são as mesmas dos seus colaboradores?
- Políticas e regras: elas transmitem o grau de flexibilidade e ou rigidez da organização. Elas facilitam ou prejudicam o dia a dia dos seus empregados?
- Programas: a organização possui iniciativas formais que apoiam um clima positivo no local de trabalho?
- Liderança: os líderes concordam e apoiam consistentemente o clima desejado?
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Mudança Climática
Fazer uma mudança climática em sua organização é uma das principais etapas para construir um ótimo lugar para trabalhar.
É importante salientar que a cultura da organização está enraizada no comportamento dos membros e não é fácil de mudar.
Por isso, muitas organizações buscam a ajuda de empresas ou profissionais especializados quando desejam construir um clima organizacional positivo.
A cultura pode ser pensada como a “personalidade” da organização.
Cria-se uma atmosfera única que é sentida pelas pessoas do grupo, e essa atmosfera é conhecida como o clima organizacional.
Definimos o clima organizacional como a forma com que os membros de uma organização experimentam a sua cultura.
A boa notícia é que o clima está sujeito a mudanças, ou seja, ele pode ser moldado pela alta administração.
Para que você entenda o que é clima organizacional, podemos dizer que se cultura representa a personalidade da organização, o clima é o seu humor.
Elementos do clima organizacional
Não podemos explicar o que é clima organizacional sem citar os principais elementos que o compõem.
Sabemos que os trabalhadores aproveitam mais seus empregos quando estão em um clima organizacional positivo.
E é por isso que é tão importante investir em clima e cultura.
O clima organizacional é um conjunto de atitudes onde membros de uma organização, especialmente os da alta administração, possuem.
Essas atitudes podem afetar a tomada de decisões e a satisfação dos membros com a organização.
Esses conceitos aplicam-se a empresas, organizações sem fins lucrativos, clubes e qualquer outra situação em que um grupo de pessoas se reúna para um propósito comum.
1. Diversidade
Não podemos falar sobre o que é clima organizacional sem citarmos a diversidade.
Cada clima organizacional tem sua própria atitude em relação à diversidade, seja positiva, negativa ou neutra.
Idealmente, todos os climas organizacionais devem ter uma atitude positiva em relação à diversidade.
Já que as organizações não devem discriminar as pessoas com base em raça, religião, gênero ou qualquer outro aspecto.
2. Centralizado ou Descentralizado
Os climas organizacionais podem centralizados e hierárquicos ou descentralizados e com pouca hierarquia.
As organizações centralizadas conferem a determinados indivíduos poder sobre outros. Já as culturas organizacionais descentralizadas têm a autoridade espalhada entre diferentes membros.
À medida que os trabalhadores se tornam mais especializados, eles precisam de mais autonomia e auto-regulação, já que as figuras de autoridade nem sempre têm o conhecimento necessário para gerenciar tarefas mais sofisticadas.
No entanto, esses trabalhadores passam a ter mais responsabilidades, e por isso é importante uma cultura forte, que auxilie os empregados na tomada de decisões.
3. Formal ou informal
O clima pode ter uma estrutura mais formal ou informal.
As estruturas formalizadas têm regras padronizadas sobre como os trabalhadores realizam as atividades na organização.
Por outro lado, estruturas menos formalizadas proporcionam aos membros a liberdade de se envolverem em soluções alternativas aos problemas, com colaboradores mais livres.
4. Interação social
Alguns climas organizacionais são orientados para o trabalho em equipe, enquanto outros climas têm membros isolados operando por conta própria.
Entretanto, os climas orientados para o trabalho em equipe costumam ser mais favoráveis.
Isso porque as pessoas se sentem mais parte da organização quando suas atividades envolvem interação com outras pessoas e departamentos.
5. Integração
A integração é a forma com que as subdivisões da organização funcionam juntas.
As organizações que estão altamente integradas têm mais oportunidades para que os membros trabalhem juntos e compartilhem informações.
Com isso, eles aprendem uns com os outros, resolvem problemas e identificam possíveis problemas que outros possam estar enfrentando.
A diferença entre clima organizacional e cultura organizacional
Ao trabalhar com organizações para melhorar sua cultura, muitas vezes percebemos confusão sobre o que significa “cultura” e “clima”.
Afinal, não é fácil separar o que é clima organizacional do que é cultura organizacional.
A cultura organizacional se reflete nas atitudes e comportamentos dos funcionários e líderes do negócio, e também como a empresa interage funcionários, com clientes, fornecedores e parceiros.
Já o clima é como os funcionários absorvem os aspectos ofertados pela organização, se acham ela legal, ruim, se ela oferece oportunidades, se ela transmite segurança e confiança e se as pessoas têm orgulho de trabalharem ali, etc.
Tanto a cultura organizacional como o seu clima desempenham um papel importante na criação de um ambiente de trabalho saudável e eficiente.
Por isso que a cultura e o clima precisam ser propriedade do RH e da alta gerência, para que os líderes e colaboradores percebam e façam parte da criação de uma clima organizacional positivo.
Clima Organizacional – Conclusão
O clima organizacional é um aspecto muito importante nas organizações que desejam ser bem sucedidas em seus mercados.
Apesar de ser um tema complexo, o primeiro passo para construção de uma clima organizacional saudável é simples.
A pesquisa de clima organizacional pode ser produzida e implementada como instrumento de medição do clima.
Lembra que informação é poder? E que o clima organizacional é uma das melhores fontes de informação sobre os mais variados aspectos organizacionais?
Com os resultados dessa pesquisa, é possível trabalhar com a liderança, seja através de reuniões, coaching ou treinamentos para implementar as mudanças necessárias na organização.
Um clima organizacional positivo em um cenário de alta competitividade é tão importante quanto lançar um novo produto ou serviço.
Aqui na Orloski nós trabalhamos com as lideranças de organizações para promover as mudanças necessárias para atingir o sucesso organizacional.
Agora que você já compreende o que é clima organizacional e como ele afeta o seu negócio, entre em contato conosco para conversarmos sobre o clima da sua organização e como podemos melhorá-lo juntos.